Existe um meio de comunicação entre a loja e o consumidor. Esse canal é a vitrine de loja. Responsáveis por uma boa parte das vendas por impacto visual, vitrines merecem toda a atenção! Aprenda a desenvolver uma boa vitrine para loja.
A vitrine de loja é responsável pela primeira impressão que o consumidor terá do seu estabelecimento. Todos nós certamente já nos sentimos atraídos a entrar em algum lugar porque a vitrine era chamativa, ou muito bem organizada.
Neste material nós vamos passar por alguns dos principais passos necessários para se montar vitrines de sucesso:
- Aproveite o espaço das vitrines
- Conte uma história
- Observe as tendências de mercado
- Trabalhe aspectos de organização e desconstrução.
Aproveite o espaço das vitrines
Pode parecer óbvio, mas um dos maiores desafios na construção de uma vitrine de loja é a otimização de espaço.
Normalmente vitrines não possuem um grande espaço disponível. O que é natural, afinal uma vitrine maior geralmente significa uma loja menor. A otimização do aproveitamento do espaço das vitrines é primordial.
Utilize todo o espaço disponível de forma que os manequins e/ou produtos não fiquem muito apertados, ao mesmo tempo que cuida para que não existam muitos espaços vazios nessa vitrine de loja. Isso poderia passar a impressão de uma loja vazia ou sem opções, o que nunca é muito bom.
Uma boa forma de aproveitar o espaço da vitrine de loja é misturar manequins, produtos grandes e pequenos. Essa variedade na exposição também auxiliará a ter mais itens para a composição de uma “história”, algo que abordaremos mais à frente.
“Conte uma história com suas vitrines”
O consumidor precisa se identificar com a sua marca e com o seu produto. É quando ele encontra identificação com o seu produto que ele passa a desejar tê-lo. Neste sentido, vitrines também devem auxiliar no desenvolvimento dessa identificação.
Utilize o espaço de exposição e os manequins para contar uma história utilizando os seus produtos. Podemos traduzir esse trabalho de uma outra forma: Utilize a vitrine de loja para dar um contexto aos seus produtos.
O espaço da vitrine para loja é ótimo para mostrar aplicações conceituais da sua marca. Vitrines são as janelas que permitem ao consumidor visualizar o mundo dentro da sua loja, dentro da sua marca.
Observe as tendências do mercado.
Se vitrines precisam chamar a atenção, elas não podem estar atrás do restante do mercado. É importantíssimo para o vitrinista observar as tendências mais atuais do mercado.
Vitrines não são estáticas. Elas não são montadas uma única vez e ficam daquela forma para sempre. Elas são dinâmicas, mudam conforme as tendências se adequam conforme a estação.
Evidentemente, se a sua vitrine de loja deve acompanhar as tendências do mercado, seus produtos devem se comportar da mesma forma.
Não se esqueça! Vitrines são a janela para a sua loja, elas devem refletir a sua realidade, ou você criará um risco de criar uma experiência frustrante para o consumidor.
Trabalhe aspectos de organização e desconstrução nas vitrines
Ninguém merece um espaço desorganizado, não é mesmo?
Isso também se aplica às vitrines. Elas devem ser organizadas e com uma proposta clara. Propostas de organização mais ortodoxas costumam atrair um público mais conservador, sério e, em termos gerais, um pouco mais velho.
Vitrines com conceitos de desconstrução tendem a atrair públicos mais jovens e descolados. Perceba que usamos o termo desconstrução ao invés de bagunça, esses dois conceitos são bem diferentes. Para ser capaz de desconstruir, seu domínio sobre a organização deve ser absoluto.
Alcançado excelentes resultados com vitrines
Vitrines são a principal forma de comunicação entre uma loja e o consumidor que está apenas passando pela região.
A vitrine para loja é uma excelente forma de atrair a atenção de potenciais clientes, aumentado a chance de que os vendedores possam gerar cada vez mais vendas.
Saber trabalhar vitrines é mais do que garantir um ótimo visual, é trabalhar para alavancar os seus resultados.